quinta-feira, dezembro 29, 2011

Mantenha elegância no Reveillon!

Festa de Reveillon está ai e decidimos dar uma dica para não "pagar mico" na noite de ano novo...

Interpretando o convite

Ao receber ou adquirir o seu convite, observe cada detalhe nele contido tais como traje, horário, R.S.V.P, ou endereço correto, enfim; todas as informações importantes para que você não o “pague mico” de chegar atrasado, no lugar errado ou mesmo com a roupa inadequada. O convite de reveillon costuma sempre ter nele impresso a sigla de RSVP, ou “favor confirmar a sua presença”, que reflete o senso de organização e elegância do anfitrião, além de expressar a delicadeza do convidado em informar de sua presença, respondendo em até no máximo 72 h de antecedência, evitando desta forma os eventuais constrangimentos tais como lugares vazios à mesa, substituição do seu nome por outro convidado, entre outros aborrecimentos que podem ser evitados. 

Trajes

O traje em geral na noite de ano novo pede brilho, sofisticação e uma boa dose de harmonia nas combinações (mesmo na informalidade de se festejar na praia), que vai desde a apresentação pessoal em si mesma, como o comportamento durante e depois da festa; afinal ninguém é chic bêbado (a) mal-educado(a) arrogante ou chato. 

Local

Se a festa é na casa de amigos, quem convida deve informar a direção correta, alguma referência do local, a disponibilidade de estacionamento (o aspecto segurança hoje em dia é um item fundamental), serviço de manobristas, o plano de mesa, (placement) além do menu e tipo de serviço (à francesa, inglesa ou tradicional buffet) que será oferecido durante a festa. 

Horário

Fique atento ao horário requerido para a sua chegada, assim não corre o risco de comparecer ao evento muito antes da hora (que em geral, ocorre por volta das 21h) ou depois da meia noite, quando todos os convidados estão comemorando a entrada do ano com o tradicional brinde do champanhe, ou assistindo à queima de fogos.

Não esqueça!

Por último, certifique-se de levar o convite com você na bolsa (que deverá ser pequena, já que em se tratando de reveillons de “mais formais”, o traje costuma ser um longo ou “meio longo” não esquecendo também de ter confirmado sua presença pelo telefone apresentado no convite, como já dito anteriormente. (o RSVP)).

Elegância nas festas de ano novo (dicas)

Se você vai celebrar na intimidade da casa de um amigo, uma lembrança para a anfitriã demonstra de sua parte uma atitude refinada, desde que não sejam flores em bouquet, preferindo vasos plantados ou uma lembrancinha discreta. Melhor seria, se deseja realmente mandar uma courbelle de rosas ou flores do campo, envia-la pela manhã para a residência do seu amigo(a) com um cartão pessoal onde apenas consta seu nome. No quesito traje o branco é o tradicional já que expressa a paz que todos desejamos para o ano vindouro, mas o que vale é que você acredita, e se o branco não for obrigatório no convite, use e abuse de sua Fé, lembrando que o verde simboliza a esperança, o amarelo a fortuna, rosa o amor e vermelho a paixão. Na Bahia lembre-se que as diversas cores estão associadas aos orixás (azul para os filhos de Yemanjá, por exemplo).

Esteja atento(a) aos acessórios

Usando sempre o bom senso para evitar excessos ou combinações de mau gosto. Nada de jóias mirabolantes, mas sim discretas. Se for passar na praia pulando as ondas, ou tomando um banho de mar após a meia noite, um vestido longo e sapatos de salto alto não são a melhor pedida.

Outros locais

Se for curtir sua entrada em um local mais requintado, como nos Hotéis, clubes e similares onde há mesas nomeadas ou numeradas, ao sentar-se à mesa, não assobie nem estale os dedos para os garçons, apenas acene-o com elegância e discrição. Comece a noite bem, apresente-se aos demais se não os conhece, basta dizer seu nome, e um como vai. Se o serviço é à americana, isto significa que você poderá retornar ao bufett várias vezes, portanto nada de pratos de três andares, pega mal! Sendo o serviço “empratado” (aquele que o garçom traz o prato à mesa já pronto) seja comedido e fino, lembre-se que a entrada e a sobremesa não se repetem.

Nada de chamar atenção!

Evite chamar a atenção dos presentes para si, aja sempre com discrição e elegância até mesmo para administrar quaisquer dificuldades com o serviço da festa.O Maitre estará sempre disposto ajudar. 

Não precisa falar alto!

Não se embriague, não há nada mais deselegante que uma pessoa que perde a compostura por excesso de álcool, não combina elegância com “barraco”. E em se tratando de mulher, a cena ainda se torna mais dantesca.... Lembre-se que a expressão ‘sabe com quem você está falando’ é típica de pessoas deselegantes, e que na maioria das vezes são arrogantes e desinformadas sobre o evento.

Fumantes!

Se você é fumante, certifique-se que na sua mesa há cinzeiros, do contrário peça; gentilmente; licença ao outros presentes para acender o seu cigarro, ou fume em um outro espaço de preferência ao ar livre. O mesmo para charutos. 

Dica importantíssimas!

Cuidado com perfumes fortes são o máximo de cafonice! Seja observador e evite comentários sobre as roupas ou outros acessórios dos demais convidados. Apesar da noite ser de troca de votos de felicidades entre você e seus amigos, evite gritar ao celular ou entrar no mérito de sua vida pessoal diante de outras pessoas. Elas não precisam saber de sua intimidade.

Finalizando, é bom lembrar que o espírito da chegada do ano novo é de confraternização, de dividir a alegria do que foi conquistado e do que está por vir, da esperança de novas vitórias pessoais e profissionais, portanto renda-se às lentilhas, às simpatias, ao dinheiro dobrado na carteira, mas sem jamais deixar de agir com classe, distinção e postura, com a elegância que lhe é peculiar.

Agora só curtir com muita paz, fé, amor e saúde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... Todos os comentários serão respondidos no blog.

Beijinhos!