quinta-feira, agosto 02, 2012

Apneia! - E ai, você sofre deste mal?

Meninas.

Eu adoro acordar e ficar vendo os programas matinais que passam na tv, e essa semana no programa Bem Estar passou um assunto muito interessante, ainda mais pra mim, pois foi sobre a Apneia.

Eu sou apneica desde nenenzinha e sempre achei que o único problema desta doença fosse o roncar, que começou a me incomodar muito nesses últimos tempos, mas não é gente, essa não é só uma consequência da apneia, temos várias que podem causar danos a saúde e até mesmo morte.

Vou explicar um pouquinho pra vocês desde caso.

Apneia.

A apneia do sono é uma doença que ataca durante a noite, e a pessoa muitas vezes nem sabe que tem, mas o corpo vai sofrendo aos poucos, e o sistema circulatório pode ficar comprometido. Apesar dessas características, a apneia não pode ser considerada uma doença silenciosa, já que o seu principal sintoma é o ronco – repetido e bem alto.

Apneia, literalmente, é a ausência de respiração. Se ocorre quando o indivíduo dorme, é chamada de apneia obstrutiva do sono, pois a passagem do ar é dificultada. A falta de oxigênio leva a pessoa a acordar várias vezes durante a noite, muitas vezes sem perceber.

Em determinados momentos, o paciente literalmente para de respirar. As asfixias duram pelo menos 10 segundos, mas podem ser bem mais longas. Quando o cérebro percebe a falta de oxigênio, o corpo libera adrenalina e a pessoa acorda para respirar. Nesse processo, a pressão arterial sobe e o coração dispara.

Esse é o grande risco oferecido pela doença. A pessoa fica com arritmia cardíaca, que é quando o coração se acelera muitas vezes, e então ele corre maior risco de falhar. Além disso, a constante falta de oxigenação faz aumentar a pressão sanguínea, e com isso crescem os riscos de infartos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

O ronco é o principal sinal da apneia, mas nem todo mundo que ronca tem a doença. Outros sinais são cansaço e sonolência durante o dia, falta de energia, baixa concentração, perda de memória, pressão alta, dores de cabeça matinais, irritação e até impotência sexual.

O principal fator de risco é a obesidade, mas é cada vez mais comum encontrar o problema em quem não é obeso. Mulheres depois da menopausa e crianças com amídala ou adenóide aumentada também podem sofrer apneia. Além disso, pessoas com alguma alteração de mandíbula, como queixo para trás, têm mais propensão a ter a doença.

Apneia x obesidade (Foto: Arte/G1)

Bem interessante não acham?
Se tiverem alguma desses sinais, procurem um médico e vejam qual o melhor tratamento para a sua apneia!

Espero que tenham gostado da dica ;)

Beijikkoos!!!

Fonte: Bem Estar - Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... Todos os comentários serão respondidos no blog.

Beijinhos!