Oi Meninas!
Segunda-feira é dia nutrição aqui no blog!!! Hoje a nutricionista Bruna Rubi Ramires vai falar um pouco sobre o temido carboidrato, qual a sua importância, as melhores opções e vai explicar porque não podemos deixá-lo de fora da nossa alimentação!!
Carboidratos
Tem gente que nem fala o nome deles com medo de engordar. Puro preconceito: os carboidratos podem - e devem! - estar presentes na dieta de quem pretende emagrecer e manter o corpinho esbelto. O segredo é saber escolher. "Esses nutrientes dividem-se em duas categorias: os simples e os complexos. São esses últimos que devem prevalecer na dieta de quem pretende se livrar dos quilinhos extras". Os carboidratos simples, como o açúcar e o mel, têm um teor maior de glicose e são digeridos mais rapidamente. Resultado: você sente fome pouco depois de comer. Já os nutrientes considerados complexos nada mais são que estruturas moleculares mais complexas do que carboidratos simples. Enquanto carboidratos simples são monossacarídeos,1molécula,portanto,rapidamente absorvidos pelo organismo, os carboidratos complexos precisam ter suas moléculas grandes quebradas até virarem dissacarídeos, então monossacarídeos e finalmente serem absorvidos. têm digestão mais lenta, mantendo uma saciedade prolongada - pães, biscoitos, cereais, massas, arroz, grãos, vegetais e frutas são alguns exemplos.
Na versão integral, esses alimentos são ainda mais indicados na luta contra a balança, pois as fibras contribuem para que você demore a sentir apetite novamente.
Eliminar de vez os carboidratos, em contrapartida, só favorece o aparecimento de males como dor-de-cabeça, irritação, cansaço físico e mental - estados de ânimo que supercombinam com chocolatinhos, biscoitos e mais outras guloseimas que transbordam calorias. "Quando estamos com muita fome, procuramos sempre algum alimento que contenha carboidrato. O organismo alerta para essa necessidade".
Atenção à quantidade ingerida, claro, é fundamental, pois o macronutriente se armazena em forma de gordura se for consumido em excesso. "O ideal é que o consumo de carboidratos componha pelo menos metade das calorias ingeridas diariamente".
Carboidratos são maiores fornecedores de energia para o cérebro e corpo. Todos os carboidratos, após a digestão, são transformados em açúcar (glicose). Muitos pensam que gordura é a melhor fonte de energia, mas se enganam. A gordura tem maior densidade calórica (9 kcal por grama), porém não queima com tanta eficiência como os carboidratos (4 kcal por grama) quando transformados em energia. Isso tudo significa que o corpo prefere utilizar-se da melhor fonte de energia.
Os carboidratos também podem ser estocados para uso futuro, porém em menores quantidades do que a gordura, que pode estocada a vontade. Os carboidratos são estocados como glicogênio nos músculos e fígado em quantidade total aproximada de 300g a 400g apenas. A falta de carboidratos no organismo irá implicar em queima de gordura e músculos. Muitas vezes 50% músculo e 50% gordura.
Bruna Rubi Ramires
Nutricionista
Atendimento Particular
Email: brunarubi@yahoo.com.br
Tel: (14) 9714-2348

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar... Todos os comentários serão respondidos no blog.
Beijinhos!